quinta-feira, setembro 08, 2005

Boto Vermelho


Mesmo as lendas podem ter um fundo de verdade. O boto (Inia geoffrensis) é um animal fascinante, encantador como dizem as lendas... Dizem que os botos viram homens e mulheres, normalmente bem diferentes do povo ribeirinho, de olhos e cabelos claros. Aparecem na beira do rio e muitas vezes seduzem alguém. Pescadores, quando saem em longas viagens, e retornam encontrando suas mulheres grávidas, podem acreditar que pai é um boto. Um homem ou mulher-boto sempre esconderá o furo em sua cabeça, de sua narina, normalmente com um chapéu ou boné.

Tudo isso pode não passar de crendice, mas muitas vezes, ao ouvir a narrativa do povo daqui, você é levado a acreditar (tal como eu saí do Pantanal acreditando em Saci)... Mas o interessante é que provavelmente essas lendas conquistaram o respeito do povo local por muito tempo, e o boto então nunca foi uma espécie ameaçada. No entanto, com o mito enfraquecido, pescadores tem matado botos (e também jacarés) para usar como isca para piracatinga, um bagre carniceiro. Muito triste, mas tem acontecido muito.

Nós temos um local especial para a observação de botos. É um local bastante fundo, que apresenta uma boa concentração de peixes. Por isso é fácil ver muitos reunidos, vindo à tona para respirar, com um som bastante característico. No entanto são animais solitários, só formam grupos de mãe e filho, se reunindo neste local somente para se alimentarem. Eles não saltam para fora d'água como golfinhos nariz-de-garrafa, apenas mostram seu dorso.

Existe uma outra espécie, chamada tucuxi, bem menor e que salta mais alto.Muito lindo.

Nenhum comentário: