quinta-feira, setembro 08, 2005

Surucucu


Seguindo pela mesma trilha, encontramos outra surucucu, acho que uns 100 metros ou menos depois. E esta nem estava escondida, estava na base de uma árvore. Um animal muito bonito, Tem o 'apelido' de pico-de-jaca pois suas escamas são todas saltadas, principalmente da cauda, lembrando a fruta em questão. Também estava quietinha, tranqüila, e nem se mexeu. Cheguei bem perto, se ela fosse tentar qualquer bote daria para ver bem antes.

É a maior serpente venenosa do Brasil podendo chegar a mais de 4 metros. Como os outros viperideos (jararacas e cascavéis), possui fosseta loreal, orifícios frontais na cabeça que podem sentir o calor de suas presas. Mas diferentemente destas, bota ovos. Chamada de bushmaster, em inglês, somente vive em florestas tropicais densas, principalmente floresta amazônica, e também mata atlântica no Nordeste.

O efeito do veneno da surucucu são mais locais, com ação proteolítica e coagulante, como o de jararaca. Pode causar necrose, principalmente se quem prestar primeiros socorros achar que é verdade a história de que é bom estancar o veneno com alguma amarra. Isso pode ser bem perigoso.

Não adianta que não dá barato! Não é neurotóxico como o da cascavel ou das corais!


Correção - Sim, faz tempo que eu sei que esta não é uma Lachesis, mas sim uma Bothrops atrox, uma jararaca-da-amazônia, ou, sim, uma surucucu! Sei que os espertinhos, tal como um "kara" que escreveu nos comentários, vão chiar, mas podem perguntar para qualquer caboclo da região, e eles te dirão que esta é uma surucucu. Nome popular não se discute... Descobri a verdade pouco depois por lá mesmo, mas estava com preguiça de atualizar o blog... sorry.


Ótimas dicas sobre animais peçonhentos e cuidados, de quem realmente entende do assunto:

Instituto Butantan
http://www.butantan.gov.br/novapagina/perguntas.htm

Polícia Florestal
http://www.pr.gov.br/pmpr/bpms/bpflo/ofidismo.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Kara, vc só pode estar brincando!
Isso nunca foi uma Lachesis. É lógico que se trata de uma Bothrops sp.
Faça uma revisãozinha, pra não passar informações equivocadas.

Anônimo disse...

Não é uma Lachesis. Trata-se de uma Bothrops sp. Aqui an minha região a três espécies: Bothrops moojenni, B.neuwiedii, B.alternatus.